Há 35 anos, em uma mansão na cidade de Memphis, no estado de Mississippi (EUA), o ícone pop e Rei do Rock Elvis Aaron Presley (1935-1977) morreu, vítima precoce de uma parada cardiorrespiratória causada pelo uso excessivo de medicamentos.
Elvis cresceu em meio aos destroços de um furacão que devastou sua cidade natal em 1936. O pequeno cresceu sem a figura do pai, que esteve preso até 1941 por estelionato. Em 1945, com apenas 10 anos de idade, Presley participou de um concurso de novos talentos na “Feira Mississippi-Alabama”, ficando em segundo lugar e levando um prêmio de 5 dólares. A música cantada foi “OldShep”, canção que retrata o desespero de um menino pela perda de seu cão. No mesmo ano, Elvis ganharia seu primeiro violão.
Quando mais velho,teve vários empregos: foi lanterninha de cinema e mais tarde motorista de caminhão. Nas horas vagas cantava e tocava seu violão. Suas influências musicais foram Dean Martin, grande figura pop da época, o country, o gospel ouvido nas igrejas, o Rhythm and Blues clássico de Memphis e, acredite se quiser, músicas de óperas. No dia 5 de julho de 1954, considerado o marco zero do rock, Elvis ensaiava algumas músicas de forma improvisada. Foi assim que surgiu “That’s All Right Mama”. Em seguida foi gravada outra música, do gênero country-blues, chamada “Blue Moon of Kentucky”. Assim nasceu o primeiro disco de Elvis, um compacto simples.
Em 1955, Elvis já era sucesso nacional, com um som e estilo que sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daquele tempo. Suas músicas e discos transformaram-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo, jamais atingidas por nenhum outro cantor ou grupo musical. Elvis tornou-se o primeiro grande astro da música popular, inclusive em termos de marketing.
Mesmo depois de sua morte trágica em 1977, Elvis continua um fenômeno incontestável na indústria fonográfica. Há cerca de 600 fã-clubes oficiais funcionando atualmente em 45 países. O encantamento em torno da lenda Elvis Presley estão mais vivos do que nunca.
Vida longa ao Rei!
fonte: http://botecokery.com.br/o-rei-do-rock/
Nenhum comentário:
Postar um comentário